Sobre o que é Alice no País das Maravilhas?

Por @julioservo

Sobre o que é Alice no País das Maravilhas?

Por @julioservo 

Eu já vou começar dizendo o que tanta gente não sabe: até hoje há quem desconheça a inspiração cristã em As Crônicas de Nárnia. E se alguém não percebe isso em Nárnia, quanto mais perceberá em O Senhor dos Anéis,  O Pequeno Príncipe e Alice no País das Maravilhas

O clássico infantil foi uma das cerca de 14 obras que li este ano. Pretendo compartilhar futuramente, com quem eventualmente se interessar, como o #kindle, técnicas de gestão de tempo e mais outros recursos, tem me permitido realizar leituras de qualidade de forma constante e abundante.

Críticos são basicamente unânimes em afirmar que a obra de Lewis Caroll fala das transformações psicológicas – e físicas -; na transição da infância para a adolescência e juventude. Eu vou além: Lewis Caroll, o discípulo literário de George McDonald, era, além de professor, matemático e fotógrafo; ministro da igreja anglicana. É muito claro pra mim que quando Alice torna-se pequena para depois agigantar-se, as linhas do livro estão dizendo do paradoxo do Reino de Deus, ensinado, há tanto tempo, pelo Nome: o que serve é o maior, o pacífico herda a terra, para crescer é preciso diminuir…

Bom, é isso: eu só queria mesmo dizer que a simbologia de Caroll, meio junguiana fala da transcendência, da espiritualidade e do poder transformador da fé cristã.

Se você gostou de saber um pouco mais, curta este post, comente e compartilhe. 

✨ Acima e avante! ✨

Deixe um comentário